Cidadania Digital
A etiqueta digital é baseada no respeito ao espaço do próximo, a diferentes culturas e costumes. Aparece quando pensamos no outro e ponderamos diversas perspetivas sobre um mesmo assunto. A partir dela é possível expressar e defender ideias e opiniões, alcançar pessoas e argumentar de maneira inteligente e respeitosa, sem radicalismo, intransigência ou fanatismo.
Comunicação digital:
A comunicação digital não é nada mais do que um conjunto de métodos e ferramentas de comunicação que se aplicam à internet, redes sociais e dispositivos móveis.
Essa comunicação tem se vindo a popularizar e pode ser usada com diferentes tipo de público.
A realidade do digital é inerente ao funcionamento das empresas, pois independentemente do tamanho e campo de atuação, o uso de ferramentas de tecnologia tornou-se indispensável.
Literacia digital:
A literacia digital pode ser entendida como alfabetização digital, ou seja, a iniciação ao uso e à compreensão dos recursos da informática, sendo imprescindível aos programas de inclusão informática.
A alfabetização visa capacitar o indivíduo ao uso de navegação e pesquisa na Internet, aprender a encontrar e aplicar o que deseja ou precisa.
Trata-se da capacidade do indivíduo de utilizar as ferramentas tecnológicas de modo eficaz.
Acesso digital:
Comércio digital:
O comércio digital é um tipo de transação comercial, feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e telemóveis.
Com a crescente informatização das mais diversas atividades econômicas, transforma a tecnologia da informação em uma área cada vez mais relevante economicamente para o comércio global. A expansão do comércio digital levou-o à sua especialização e, atualmente, é possível encontrar várias subáreas da tecnologia dedicadas a tarefas específicas.
O Comércio digital compreende qualquer tipo de negócio/transação comercial que implica a transferência de informação através da internet.
Lei digital:
Direito e responsabilidade digital:
O Direito Digital é um ramo do Direito que rege as relações em ambientes virtuais. Ele contempla normas, conhecimentos, aplicações e relações jurídicas vinculadas ao uso da tecnologia. Por meio do Direito Digital estabelecem-se regras e normas que garantem a proteção dos usuários que navegam na internet. Por existirem pessoas que usam a tecnologia e suas ferramentas de forma inadequada, o Direito Digital surge como uma alternativa para garantir que não ocorram constrangimentos e descumprimento da lei.
Saúde e bem-estar digital:
Saúde Digital é a junção das revoluções digital e genética com a saúde, com o objetivo de reduzir as ineficiências na prestação de cuidados de saúde, melhorar o acesso, reduzir custos, aumentar a qualidade, e tornar a medicina mais personalizada e precisa. Ainda, segundo a OMS, o uso e a ampliação de soluções digitais de saúde podem revolucionar a forma como as pessoas em todo o mundo alcançam padrões mais elevados de saúde e acedem a serviços para promover e proteger sua saúde e bem-estar.
Segurança digital:
A segurança digital consiste na não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais.
Os riscos de segurança digital resumem-se a estes aspetos: roubo e falsificação ou perda de identidade. Pode acontecer de alguém obter ilegalmente os dados da identidade digital de outrem e os use de forma inadequada. A solução para esta situação deverá vir de arquiteturas de rede com níveis de fiabilidade, segurança e operacionalidade elevados.
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Etiqueta
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Literacia_digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Literacia_digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde_Digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_digital
Comentários
Enviar um comentário